Uma empresa é um sistema complexo em que se interligam diferentes setores e atividades que se não forem coordenadas e alinhadas podem trabalhar até de forma conflitante. Nessa linha, o planejamento estratégico define metas e objetivos depois são derivados em metas táticas e operacionais para cada setor da empresa. Assim todas as áreas do negócio trabalham lado a lado , com uma visão de onde a empresa quer chegar. É nesse contexto, na troca de informações e colaboração, que surge o SGI.
MAS AFINAL, O QUE É UM SGI?
O SGI (Sistema de Gestão Integarda) é um sistema desenvolvido e implantado para atender a requisitos e processos inter-relacionados que foram estruturados no intuito de atender simultaneamente a vários seguimentos da organização .
Dentre os principais requisitos frequentemente atendidos em um SGI, podemos destacar:
Requisitos legais (Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho (SST), Seguridade Social /Previdência e outros);
Requisitos de Cliente;
Requisitos de Eficiência;
Requisitos de Pessoal Interno (Colaboradores);
Requisitos de Parte Interessadas (Internas/ Externas);
PORQUE IMPLANTAR UM SGI?
Aplicar um SGI potencializa a eficiência do atendimento aos requisitos das normas envolvidas na integração e aproxima as diversas esferas de uma organização em um modelo único e vinculado de gestão.
BENEFÍCIOS DE UM SGI
Ao implantar um SGI existem beneficios que podem ser obtidos, sendo eles:
Aumentar a transparência do negócio;
Otimizar a documentação e diminuir o volume;
Integrar e valorizar as auditorias internas;
Minimizar custos e riscos;
Potencializar a capacidade de Gestão;
Auxiliar o atendimento a legislação;
Aplicar metodologia para a definição de objetivos e metas mais claras;
Auxilia na avaliação do desempenho da organização;
Tem foco na melhoria contínua
Pode influir na avaliação de mercado da organização
PROCESSOS DE UM SGI