Termografia, onde ela pode auxiliar na prevenção de incêndios?

16/02/2019

Infelizmente, está se tornando cada vez mais comum ouvirmos falar sobre a ocorrência de incêndios provocados por sistemas e componentes elétricos, a boa notícia é que existe a termografia para nos auxiliar na prevenção desses acontecimentos!

O que é a termografia?

A Termografia é uma técnica de manutenção preventiva e preditiva através de termovisores com o objetivo de identificar pontos de aquecimento em um corpo por meio de radiação Infravermelha. O infravermelho é uma frequência eletromagnética emitida por um corpo com intensidade proporcional à sua temperatura, o que permite a geração do termograma que é uma imagem visível ao olho humano, possibilitando a visualização eficiente dos pontos quentes.  Aplicada em diversos segmentos, incluindo a medicina, a técnica de inspeção termográfica é utilizada principalmente na indústria devido a diversidade e quantidade de equipamentos e processos existentes. 

Como a termografia pode me ajudar na preveção de incêndios?

O fogo pode devastar grandes áreas em curto espaço de tempo. A perda de vida humana e os prejuízos financeiros são inúmeros, o que aumenta o nosso alerta para com o monitoramento de  situações de risco envolvendo sistemas elétricos. Podemos evitar essas situações adotando através da inspeção termográfica. O método consiste em 3 passos simples: Detecção, Definição e Correção, conforme melhor visualizado no infográfico abaixo:

Infográfico - Inspeção Termográfica
Infográfico - Inspeção Termográfica

 

Curioso para saber mais sobre a termografia? Entre em contato conosco e solicite uma visita, teremos o maior prazer em lhe atender.

Pontos de aquecimento detectados em inspeções realizadas pela Visii
Pontos de aquecimento detectados em inspeções realizadas pela Visii

© 2018 - Visii Soluções Integradas - Todos os direitos resevados.